DIVAGAÇÕES

quarta-feira, agosto 19, 2020

ÉTICA... APESAR DE TUDO

 A ética é um dos valores essenciais na vida das sociedades humanas, quer ao nível individual quer ao colectivo, constituindo, na opinião de muitos, mesmo daqueles que pouco a praticam, uma das pedras base da dignidade do ser humano.

Atravessa transversalmente toda a vida social, desde os mais humildes aos mais poderosos, dos menos afortunados aos mais bem instalados na vida.

Infelizmente nem sempre é praticada por todos aqueles que maior obrigação tinham de a dar o exemplo, nesta sociedade hedonista do salve-se quem puder, da concorrência desenfreada, do atropelo, dos interesses quantas vezes não confessáveis. É que o factor exemplo tem muita força e tanto maior de quanto mais alto parte.

Vem este arrazoado a propósito de um pequeno episódio, pequeno na forma, mas grande no conteúdo, que muito me impressionou quando mo contaram.

Quem quiser ter a paciência de o ler, tem tão somente de carregar AQUI.

3 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Onde menos se espera há a tal ética! Uma ética ditada pela pouca importância que se tem de si mesmo ou do trabalho que se desempenha.
Absolutamente exemplar o caso relatado, que dava para escrever uma comunicação sobre ética, mas, também, sobre amor próprio, pobreza e sociedades onde impera o dinheiro como padrão de vida.

Luís Silva Nunes disse...

Ora aqui está um bom exemplo para muitos dos nossos políticos ... que, aliás, professam uma linha de trabalho análoga à da senhora em questão!!!

Jorge Lourenço Goncalves disse...

Um exemplo belo e comovente!