DIVAGAÇÕES

quinta-feira, agosto 20, 2020

ENTRETENIMENTO COM NÚMEROS

Para Avós e Netos, que os Pais têm mais que fazer:

Os números, segundo alguns entendidos, foram uma das mais belas criações da mente humana.

Os primeiros, começaram por ser representados por figuras geométricas ou símbolos. Eram os números naturais.

Posteriormente, à medida que as crescentes necessidades da vida prática o exigia, foram sendo introduzidos os inteiros, os fraccionários ou racionais, os irracionais e os complexos.

O chamado sistema de numeração indo-árabe, que actualmente utilizamos, foi introduzido na Europa, no princípio do séc. XIII, através da divulgação através de certos livros que não só o apresentaram como demonstraram as suas múltiplas vantagens em relação aos sistemas anteriores. De todos esses livros, o mais influente foi um escrito por um matemático italiano notável chamado Leonardo Fibonacci. Dele sobreviveu até hoje a 2ª edição, de 1228, que trata particularmente dum problema de reprodução de coelhos (números ou sucessão de Fibonacci).

A teoria dos números é fascinante e tem ocupado a mente dos maiores matemáticos ao longo dos séculos, particularmente a dos números primos, hoje fundamentais na criptografia.

Para compensar o arrazoado anterior e seguindo o aforismo de que “A montanha pariu um rato”, aqui vai, neste assunto dos números, um pequeno passatempo:

1. Pensem num número com três algarismos, desde que o primeiro e o último dígitos difiram entre si em 2 ou mais unidades.

2. Depois, invertam-no, isto é, passem o dígito das unidades para a das centenas e vice-versa.

3. Em seguida, subtraiam o número mais pequeno ao maior.

4. Finalmente, invertam o novo número e somem-no ao que lhe deu origem (3. + 4.).

5. Insiram o resultado nos comentários. Surpreendidos?

Querem explicar o mistério?

6 comentários:

Luís Silva Nunes disse...

1089

Luís Alves de Fraga disse...

Tal como já sabes há muito tempo, não sou grande coisa nesta coisa de "brincadeiras" com números, por isso, acho que tenho de colocar dois resultados:
1350
ou
1647,
pois não sei qual devo somar a qual.
Se isto eu não sei, pedes-me para explicar o "mistério"! Tudo isto, para mim, é um MISTÉRIO...
Mas, acredita, admiro muito o teu amor pelos números e os malabarismo que és capaz de fazer com eles.

netus disse...

Boa tarde Nunes da Cruz.
Do meu "marrevoltado" lhe tiro o Chapéu, cumprimento-o, e desejo calmarias e mar chão.
Quando ao que sugere, comecei com 609, passou a 906, a subtracção deu 297, resultando depois o 792, ao somar ao 609 deu 1401.
É isto?
Saúde
António Cabral

José Cruz disse...

Cabral
Muito obrigado pelas suas palavras.
Ou expliquei-me mal ou interpretou mal o que eu disse: o 792 soma-se ao 297, dando 1089.
Curioso: igual resultado ao do Silva Nunes! E que eu saiba não combinaram nada um com o outro.
É aqui que reside o mistério!

netus disse...

Boa noite Nunes da Cruz
Tem toda a razão, eu é que ando ainda sem conseguir controlar completamente certas "azias,
é de facto 1089.
AC

José Cruz disse...

Meu caro Fraga: aquele arrazoado assustador de letras não é mais do que traduzir em linguagem algébrica o enunciado do problema e depois fazer umas continhas, para que não é necessário saber-se sequer a tabuada.
Pergunta à tua neta se não está de acordo.