DIVAGAÇÕES

terça-feira, setembro 29, 2020

ENTRETENIMENTO

 Um farmacêutico recebeu dez frascos de determinado remédio, cada um com 1000 comprimidos, cada um dos quais com p miligramas de peso.

Acabado de os colocar na prateleira, recebeu uma comunicação do laboratório fabricante, alertando-o para o facto de, por engano, os comprimidos de um dos frascos ter mais 10 miligramas cada um.

Não os podendo vender antes de verificar de qual dos frascos se tratava, pensou alto:
- Ora bolas! Tenho de pesar um comprimido de cada frasco para saber de qual se trata!

A menina empregada, vivaça, ouvindo o que ele disse, retorquiu-lhe:
- Não, o senhor escusa de ter tanto trabalho. Pode resolver isso com apenas uma pesagem.

Como estaria ela a pensar fazê-lo? Seria mesmo verdade ou não passava de uma chico-espertice?


10 comentários:

Luís Silva Nunes disse...

Parece-me que é verdade.

José Cruz disse...


Parece que sim, caso contrário não apareceria aqui, mas... como?
Fico deveras contente em ver aqui o teu comentário, pelo motivo que sabes.

Luís Alves de Fraga disse...

Meu Caro,
Tens o condão de me deixar enrascado com questões matemáticas e adivinhas com números!
Lastimo, mas, das duas uma, se eu estivesse no lugar do farmacêutico:
Ou despedia a empregada, porque era mais esperta do que eu;
Ou ficava de olho nela, pois ia enganar-me nas contas, na primeira oportunidade que me apanhasse distraído.
Zé, não faço a menor ideia, mas fico radiante com estas distracções que nos arranjas.

Luís Silva Nunes disse...

Obrigado. Podia ser uma chico-espertice como tu dizes ... vamos lá ver se não me engano:
Peso de cada comprimido x mg. Na balança pôr 1 comp. do frasco nº1, 2 comp. do frasco nº2 e assim por diante até ao nº10. Se o peso final fôr de 10x+10 o frasco em causa é o nº1, se fôr 10x+20 é o nº2, ...
Espero não me ter enganado e que a explicação seja clara.
A tua veia matemática é sempre desafiadora e interessante. Cá fico à espera de mais.

Luís Alves de Fraga disse...

Se a solução é a apresentada pelo comentador Luís Silva Nunes, bem podia eu espremer-me que jamais lá chegaria!
Só me resta render-me ao brilhantismo das vossas mentes!
Um grande abraço com verdadeira admiração.

Luís Silva Nunes disse...

Como previsto enganei-me. O raciocínio e o método estão correctos mas o peso final será 55x+ ... concordas?

José Cruz disse...

Explicação da menina:

1 – Numerar os fracos com o nº n, sendo n maior ou igual a 1 e menor ou igual a 10.

2 – Pôr na balança n comprimidos do frasco n:

1 comp. do frasco 1
2 comp. do frasco 2

10 comp. do frasco 10.

3 – Nº total de comprimidos postos na balança:
(1 + 2 + 3 + … + 10) = 55

4 – Peso de cada comprimido normal (sabido): p

5 – Peso de 55 comprimidos se todos fossem normais (P):
P = 55.p

6 – Peso a mais de cada comprimido do frasco que se pretende identificar:
10 mg

5 – Peso total dos comprimidos postos na balança (dado pela balança) (K):
K = 55.p + 10.n

Donde

n = (K - 55.p)/10

A.R.Costa disse...

Eu ainda pensei no problema mas, como se viu, isto era coisa para iluminados e não para gente comum. Parabéns ao apresentador e ao LSN.

José Cruz disse...

ARC: Tem-se em dizer que o Sol, quando nasce é para todos. Porém e infelizmente a Humanidade ainda não conseguiu eliminar as nuvens que impedem, e quantas vezes durante toda uma vida, que esse princípio se aplique àqueles todos.
Aos privilegiados como nós, a que tu chamas de iluminados, são aqueles a quem a vida proporcionou receber aquela luz. Mas isso não chega para lhes aplicar o sentido que dás ao termo.
O que cada um conseguir reflectir dessa luz, na direcção para que está vocacionado, é que define o que tu queres dizer.
E quanto a isso, a ninguém tens de pedir meças, pela incessante investigação e publicação dos teus trabalhos de índole naval, como um dos últimos exemplos foi a tua tese de Mestrado, recentemente defendida, de forma brilhante(no opinião do júri).
Ao pé dessas actividades, estes meus passatempos não passam de pequenas brincadeiras.
De qualquer forma, agradeço-te as tuas palavras, amigas como sempre são.

Luís Alves de Fraga disse...

José Nunes da Cruz,
Acabei de ler a tua resposta ao comentador anterior (ARC) e ela é tão digna como digno tem sido o trabalho desse camarada, segundo ali dizes.
Só grandes espíritos se conhecem e se identificam.