DIVAGAÇÕES

quarta-feira, abril 03, 2024

Probabilidades com aniversários

Mais probabilidades. Agora com pessoa.
Embora a utilidade prática deste problema seja muito discutível para não dizer nula, ele tem piada do ponto de vista do cálculo probabilístico e pela surpresa do resultado, que se imaginava muito diferente se se tivesse de dar um palpite sem recorrer aos cálculos. Vamos a isso. Imaginemos que queremos saber qual nº mínimo de pessoas (n) seleccionadas ao acaso para que a probabilidade de pelo menos duas delas fazerem anos no mesmo dia do ano (considere-se o de 365 dias) seja superior ao de fazerem todas anos em dias diferentes.

2 comentários:

Luís Silva Nunes disse...

Em 3 de Março já tinhas colocado esta questão e eu comentei:"Na Wikipédia em "Paradoxo do aniversário" vem um estudo sobre este assunto ... parece que com 23 pessoas já há uma probabilidade de 50,7% de duas pessoas terem o aniversário no mesmo dia."

José Cruz disse...

Obrigado pela observação.
Falha de fogo da minha parte.
Inicialmente tencionei publicá-lo nesse dia mas depois decidi outra data e esqueci-me de apagá-lo na primeira. Tanto que nem foi publicada a solução.
Aguardemos agora pela justificação dos 23 dias.
Assim à primeira vista parecia ser necessário um nº de pessoas muito maior, não era?
NOTA: como se vê, a cabeça (e não só) já não é como era. E sinto bem a diferença. Muito pior será quando deixe de o sentir.