DIVAGAÇÕES

sexta-feira, abril 19, 2024

Bilhetes na CP

 Na minha juventude, costumava utilizar o combóio numa linha com 25 estações em que alguns desses comboios paravam em todas elas.

O chefe de uma dessas estações que eu mais frequentava, era um senhor já de alguma idade, velho conhecido, com quem trocava umas palavras de ocasião enquanto esperava.

Numa dessas vezes, disparou-me:

- Já viste a quantidade de bilhetes diferentes que a empresa tem de mandar fazer para prover todas as estações desta linha?

Todo ufano com a sabedoria que os meus estudos matemáticos, embora muito elementares, ingenuamente me proporcionavam, pensei um pouco e avancei com um número que por uns momentos o impressionou, mas que rapidamente me pareceu convencê-lo.

Como a memória já não é a mesma, querem ajudar-me a recordar o que terei respondido?

3 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Queixas-te da memória... Eu também! Essa coisa de operações matemáticas elementares já não são para mim... Fico à espera da solução. Grande abraço.

castro disse...


Oh Cruz , não terá sido 600 = 25x24 ?

José Cruz disse...

Bom, tenho uma vaga ideia de que apontei a conversa com o velhote. Vou ver se a encontro no baú das memórias esquecidas a tempo de a revelar antes da próxima divagação.
Até lá, um grande abraço aos colaboradores destes passatempos.