DIVAGAÇÕES

sábado, janeiro 02, 2021

75-AQUÁRIOS EXTERIORES

José e Maria, miúdos ainda pequenos, brincavam no quintal de Maria, o qual tinha uma espécie de aquário ao ar livre, constituído por um anel entre dois círculos concêntricos cheio de água, onde os peixes de água doce. No círculo interior floresciam umas bonitas flores.
Às tantas, José disse-lhe:
- Olha Maria, eu também tenho um aquário semelhante a este teu, no meu quintal, mas muito maior, onde os peixes que também tenho têm mais espaço para nadarem.
Maria não ficou muito convencida e disse-lhe:
- Não, vamos verificar. Eu vou buscar uma fita métrica e medir qualquer coisa.
Acordaram medir a maior distância que conseguiam dentro do anel, sem interceptar o circulo interior e verificaram ser a mesma em ambos os aquários, como segue, 5 metros:


                                                

Quem tinha razão?


4 comentários:

A.R.Costa disse...

Podias ter começado o ano com coisas mais simples...

José Cruz disse...

És capaz de ter razão, mas o meu critério foi o de que, quem vencesse este problema, logo no início do ano, estaria preparado para tudo.
Mas olha que é muito mais simples do que parece à primeira vista.
Continuação de boas entradas.

Luís Alves de Fraga disse...

Caro Zé Nunes da Cruz,
Fiquei sem fala!... O que, para quem me conhece bem, sabe quanto ronda a impossibilidade!
Desisto!
Eu não vou lá com adivinhas destas...
Um grande abraço com muita amizade e profunda admiração.
Bom Ano Novo.

castro disse...

Caro Cruz , pela maneira como o problema é apresentado dá logo a ideia de qual será a resposta...já a prova passa pelo Pitágoras ( tu bem dizias que era fácil...) e que 5 é o quadrado de dois catetos , cada um no seu triângulo...,nada de misturas! e não digo mais nada foi uma entrada a «matar» !
BOM ANO !