DIVAGAÇÕES

quarta-feira, dezembro 09, 2020

CUIDADO COM AS VELOCIDADES

 

José dava boleia a Ana e circulavam calmamente pela auto estrada.

Às tantas, viram um camião que seguia lá à frente que José iria ultrapassar.

Então, para fazer conversa, pôs o seguinte problema à sua companheira de viagem:

- Olha, eu vou ultrapassar aquele camião que deve ir cerca de 1,5 Km à nossa frente. Supondo que ele circula a 70 Km/h e nós, como vês a 100 Km/h, a que distância estaremos dele 1 minuto antes de nos pormos a seu lado?

5 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Meu Caro,
Como diria qualquer bom alentejano que jamais haja passado além de Beja:
"Fáçamos um sepônhamos: eu era a amiga que ia no carro com esse jovem e, logo depois de ele ter enunciado o excelente problema, sabes qual seria a minha reacção?"
Pois não sabes! Eu explico-te... aí vai:
"Olha meu lindo, pára imediatamente o carrinho, porque eu vou à boleia de qualquer automobilista, seja novo ou velho, desde que não me lixe o juizo com problemas desta natureza".
Mas, como não sou a menina nem nunca tive desejo de o ser, acho que a solução passa por estabelecer a relação tempo-velocidade-distância. Julgo que isto se aprende quando se estudam os limites das equações. Estarei certo nesta dedução? Contudo, é excessivo para o que me recordo de tais matérias.
Grande abraço.

Luís Silva Nunes disse...

Julgo ter a solução ... mas mantenho o "suspense"!

José Cruz disse...

Meus caros:
LAF - não me passava pela cabeça essa tua 1ª hipótese de solução, que teria toda a razão de ser se... não fossem pela auto estrada. Porém, há que ser tolerante para o rapaz a quem certamente não ocorreria outra conversa mais agradável para a pequena acompanhante.
Quanto à 2ª, andas lá perto com a relação tempo-velocidade-distância.

LSN - Sim, aguenta mais um bocadinho. Sugiro-te que pespegues aqui com a tua solução só daqui a 2 dias, para não tirar o prazer de a encontrar a quem tiver esse interesse.

Para ambos: um abraço de agradecimento pela vossa colaboração.

Luís Silva Nunes disse...

Já que ninguém se habilita aqui vai a (minha) solução que espero estar correcta.
De acordo com os dados o automóvel de José aproxima-se do camião a 30Km/h o que corresponde a 500 m/min logo ao fim de 2 min estará a 500 m do camião e a um minuto de o alcançar. Será assim?

José Cruz disse...

LSN: Na mouche!|