DIVAGAÇÕES

sábado, novembro 21, 2020

OS CÍRCUOS MÁGICOS

 Hoje, aqui vai uma muito mais simples do que parece.

1 - Temos 5 circunferências de raios 50, 40, 20,20 e 10, a primeira a vermelho e a restantes a azul.

 2 -  Disponham-se as circunferências de qualquer modo com a única restricção de que as quatro mais pequenas (azuis) não se sobreponham umas às outras, por exemplo:
  

 3 - Considere-se por um lado a soma das superfícies das mais pequenas que não estejam sobrepostas à grande (soma das áreas A’s nos exemplos acima) e por outro a área da maior, V, subtraída da soma das áreas sobrepostas N´s (nos exemplos acima).

Pergunta:  Será possível dispô-las de forma a que as duas superfícies definidas em 3. sejam iguais? E de quantas maneiras?


Nota: Não é necessário ter mais conhecimentos de matemática para além da fórmula da área de uma circunferência de raio r :  A = π . r 2.


8 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Acabas comigo!...
Já estou com complexos de inutilidade!!!

José Cruz disse...

Fraga: Nunca!

Anónimo disse...

As duas figuras são boas soluções desde que as sobreposições deixem de fora metade das respectivas áreas .

Saudações !

José Cruz disse...

Saudações são sempre bem recebidas e retribuídas, embora não sabendo de, nem a quem. Quanto à solução apresentada, é certa mas apenas um caso particular dela.
Aguardemos mais eventuais contribuições.

Anónimo disse...


Caro Cruz , as minhas desculpas pelo anonimato mas deve-se às minhas dificuldades com a NET .
Quanto ao problema ,e atendendo a que a área do vermelho é igual à soma das áreas dos azuis , temos infinitas soluções desde que azul não se sobreponha a azul.
Renovadas saudações do c.silva

José Cruz disse...

Obrigado pela identificação.
Não há qualquer problema em figurares aqui como anónimo. Mas já comentaste outras vezes identificado. Para tal, antes de dares ordem para publicar o comentário, assinalas numa das bolinhas que aparecem imediatamente antes, a tua identificação.
Acertaste, é isso mesmo.

José Cruz disse...

Solução:
a)Áreas das circunferências: A1 = π x 502 = π x 2 500
A2 = π x 402 = π x 1 600
A3 + A4 = 2 x π x 202 = 2 x π x 400
A5 = π x 102 = π x 100

b)Constata-se que a área da circunferência maior (a vermelho) é igual à soma das áreas das quatro mais pequenas: A1 = A2 + A3 + A4 + A5
2 500 π = (1 600 + 2 x 400 + 100) π

c)Assim, as áreas das intersecções (soma das assinaladas com N´s), são sempre subtraídas a ambos os membros da equação em b).

d)Conclusão: todas as posições das circunferências, mantida a restricção em 2., são resposta afirmativa à pergunta em 4. E em número infinito.

Nota: o algarismo 2 que aparece no fim dos números aparentemente das centenas nas fórmulas da alínea a) quer dizer "ao quadrado" e não o algarismo das unidades desses números

A.R.Costa disse...

Estou como o Luía Alves de Fraga, isto é, acabas comigo!