DIVAGAÇÕES

segunda-feira, novembro 09, 2020

OFERTA DE DISCOS

 José e Maria passeavam e, ao passarem por uma loja de discos, Maria perguntou a José.
- Ainda tens os teus discos de música de fado?
José respondeu-lhe:
- Não, dei metade e mais metade de um à Isabel. Depois, dei metade dos restantes e mais metade de um ao João. Fiquei com apenas um que to ofereço se me disseres quantos discos tinha de início.
Maria pensou, pensou e acabou por ganhar o último disco de José.
Que raciocínio fez Maria?
Nota: é pressuposto que o decifrante não sabe resolver equações – nem do 1º grau.

3 comentários:

c.silva disse...

caro Cruz ,o mais difícil foi perceber como se oferece meio disco sem serrote ...
primeiro deu 4 ,depois deu 2 e finalmente o último foi para a moçoila !
já estava com saudades destas recreações !
um abraço ,castro e silva

Luís Alves de Fraga disse...

Meu Caro Zé,

Este nem me atrevi a tentar, mas acredito na solução apresentada anteriormente.
Foram momentos de tentação e diversão este que me proporcionaste, mas, culpa minha, não fui capaz.

José Cruz disse...

C.Silva - Obrigado pela tua colaboração. Desta vez disseste logo quem era o criminoso no princípio do filme, pelo que não houve mais actividade de outros detectives.

L. Fraga - Obrigado também pela atenção que tens dedicado a estas pequenas charadas, congratulando-me pelo facto de elas te suscitarem alguma tentação e diversão. Não desistas de brincar com estes desafios, tão distantes das tuas áreas de interesse.

E para que não te limites a "acreditar" na solução acima do meu ilustre camarada, da Armada, segue uma explicação mais pormenorizada:

Maria pensou em 1º lugar que José não iria partir discos ao meio, portanto teria de ter, ao fazer as doações, um número ímpar de discos.
Depois, começando do fim para o princípio, concluiu que ao fazer a última oferta, ao ficar com 1, tinha de ter 3 discos : (1 = x – (x/2 + 1/2), donde x=3 (ofereceu 2 = 3/2 + 1/2).
Em seguida, para ter ficado com 3 discos, tinha de ter 7 ao fazer a primeira oferta: 3 = y - (y/2 + 1/2), donde y=7 (ofereceu 4 = 7/2 + 1/2).