DIVAGAÇÕES

segunda-feira, outubro 16, 2023

Pilotos e aviões

 Há pouco, um amigo meu transmitiu-me um problema que alguém lhe havia posto:

Um avião, da cidade A para a B, levava uma hora e vinte minutos. Porém, na volta, com a mesma tripulação, a viagem demorava 80 minutos. Qual seria a causa?

Intrigado, pediu-me ajuda e até me adiantou como hipóteses possíveis:

1 - ventos (des)favoráveis de cidade para cidade;

2 - saudades de casa por parte da tripulação;

3 - cargas muito diferentes;

4 - gasolina com diferentes octanas.

Antes de lhe dar a minha opinião definitiva, pedia por minha vez aos meus prezados amigos se me queriam dar umas dicas.

Antecipadamente grato, aceitem um abraço como recompensa.

3 comentários:

Luís Silva Nunes disse...

Só pode ser o vento ... ou as saudades que impediram o piloto de olhar para o relógio. Obrigado pelo abraço que retribuo em dobro.

Luís Alves de Fraga disse...

O piloto não gosta de regressar a casa...

José Cruz disse...

A intenção desta "Divagação" foi a de realçar o que sucede muitas vezes: há quem passe ligeira e ràpidamente por cima das premissas e passe logo à resolução do problema. Ora aqui, uma hora e vinte é o mesmo tempo que 80 minutos, portanto não há nada que explicar.
Mas vejo que os meus amigos, pelas respostas irónicas, não caíram nessa esparrela.