DIVAGAÇÕES

terça-feira, julho 11, 2023

Os 3 barris e moedas - solução

 Resposta: do barril 3 ("50/50").

Caso você tire uma moeda de ouro, sabe que esse barril só tem moedas de ouro, já que todos os barris estão rotulados erroneamente. Portanto, o barril 2 (com o rótulo "prata") só pode ser o que tem 50/50, e o barril 1 (com o rótulo "ouro") só pode estar cheio de prata.

Se, ao contrário, vier uma moeda de prata, você sabe que esse barril está cheio de prata e que o rotulado com a etiqueta "prata" está na verdade cheio de ouro. Consequentemente, o que traz no rótulo "ouro" é o 50/50.

 

Obs: A solução apresentada é a sugerida pelo sítio de onde esta charada saiu. Julgo no entanto que, seja qual fôr o barril donde se tire a moeda, é fácil saber onde estão as outras, considerando que todos os rótulos são “aldrabões”. Concordam?

 

5 comentários:

Luís Silva Nunes disse...

Não me parece. Se fores ao pote 1 e sair ouro sabes que é o 50/50 e os outros estão identificados ... mas se sair prata ficas sem saber se o 1 é prata ou 50/50 e não podes identificar os outros. O mesmo raciocínio se fores ao 2, se for prata tudo bem, se for ouro ... nicles. Concordas?

castro disse...




LSN : bem observado !

José Cruz disse...

Não concordo. Segundo o enunciado, o pote 1 está rotulado com "ouro", portanto nunca pode sair de lá uma moeda de ouro. Se sair prata, como dizes, os outros dois contêm, um o ouro e o outro a mistura. Portanto o rotulado com "prata" tem que conter a mistura e o rotulado com 50/50 o ouro. Estão identificados.

Luís Silva Nunes disse...

O pote 1, rotulado "ouro" pode ser "prata" ou 50/50 ... se for o 50/50 pode sair ouro o que o identifica. Se for prata ficas sem saber se é o rotulado "prata" ou o 50/50 e não podes identificar os outros dois.

José Cruz disse...

Tens razão. O meu raciocínio estava viciado porque precipitadamente assumi inconscientemente que as moedas de mistura eram metade de ouro e metade prata.
Às vezes, o que "quer" ver é mais importante do que o que está lá.
Bom, isto já deu um bocado de conversa, o que não é mau.