DIVAGAÇÕES

sábado, julho 08, 2023

Os 3 barris de moedas

 Há 3 barris de moedas na sua frente: um deles contém só moedas de ouro, outro só moedas de prata e o terceiro tem 50% de moedas de ouro e 50% de moedas de prata.
Todos os barris estão rotulados: 1 - "ouro", 2 - "prata" e 3 - "50/50".
Mas você sabe que todos foram rotulados incorretamente.
Para descobrir o que tem dentro de cada barril, você deve retirar uma moeda de apenas um deles.
De qual deles tiraria a moeda: do barril 1 (com o rótulo "ouro"), do barril 2 (com o rótulo "prata") ou do barril 3 (com o rótulo "50/50")?

5 comentários:

castro disse...


Tira a moeda do barril 3 .

Essa moeda ou é de prata ou de ouro.

E já está !

castro disse...



1ª hipótese :a moeda é de ouro

_então 3 passa a 1 , 1 passa a 2 e2 passa a 3

2ª hipótese :a moeda é de prata

_então 3 passa a 2 , 2 passa a e 1 ,e 1 passa a 3

Luís Silva Nunes disse...

Parece-me que tenho que ir ao "pote" 3.

Luís Alves de Fraga disse...

É pá, nestas coisas não estou para me preocupar... Pegava nos três potes e levava-os para casa. Com tempo eu descobria por onde devia começar a gastar as moedas.

José Cruz disse...

A decisão do LAF é realmente a mais segura, no entanto, aplaudamos e agradeçamos a colaboração dos restantes e aguardemos serenamente a solução e principalmente a sua explicação.
Um abraço a todos.