DIVAGAÇÕES

quinta-feira, fevereiro 04, 2021

MEMÓRIAS DA JUVENTUDE I - D. DIOGO E O BURRO

Por mero acaso, encontrei um meu caderno da disciplina de Português, do longínquo ano lectivo de 1957/58.

Não sabia que o tinha conservado, nem sequer que existia e nunca o tinha visto após aquela data.

No seu conteúdo existem histórias, redacções, ditados, feitos por um miúdo de 14 anos que eu era, inevitavelmente com a candura, inocência, idealismos de que naquelas idades e naqueles tempos, num colégio interno, aqueles jovens estavam imbuidos.

Resolvi trazê-los à luz do dia nestas "divagações", compensando-os da escuridão a que involuntariamente o autor os submeteu durante todos estes anos e com as saudades que eles suscitam.

Peço portanto a benevolência do leitor para estes escritos, sob o título de MEMÓRIAS DA JUVENTUDE.

Aqui vai o primeiro. É só carregar.

4 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Uma extraordinária estória que demonstra bem como fomos educados e como nos eram ensinados, de modo subreptício, certos princípios, que líamos em livros ou ouvíamos nas nossas terras.
Estes escritos são achados "arquiológicos" na mão de historiadores das mentalidades e nas de sociólogos.
Bem-hajas por os trazer à memória do presente, pois poderão servir para estudos daqui por mais uns anos.
Continua, meu Caro Zé Nunes da Cruz.

castro disse...

Caro Cruz ,calculo que seja um texto de «Selecta Literária » .

Certo ?
Abraço
castro

José Cruz disse...

CS: é possível, a minha memória já não chega aí.
Abraço.

Luís Silva Nunes disse...

Acho extraordinária esta memória escrita ... dá vontade de dizer: "Hó tempo volta pa trás".