DIVAGAÇÕES

segunda-feira, fevereiro 01, 2021

COMPRA DE LIVRO

 Os nossos já conhecidos José e Maria deambulavam pela cidade quando foram despertados por um livro acabado de sair, na montra de uma conhecida livraria.
Como estavam muito interessados nele, fizeram contas à vida, como quem diz à carteira, e com algum desapontamento disseram:
José:
- Faltam-me 7 euros para poder comprar o livro!
E Maria:
- E a mim falta-me 1!
- E se juntássemos os nossos dinheiros e comprássemos o livro a meias? Sugeriu José.
- Boa ideia, respondeu Maria.
Porém ao contarem os euros conjuntos, chegaram à conclusão, com muita pena, que o dinheiro também não chegava.
Quer o preço do livro quer o dinheiro de cada um, era um número inteiro de euros.
Pergunta-se: quanto custava o livro?

4 comentários:

castro disse...

Caro Cruz ,parece-me que aqui há umas questões de semântica misturadas
com a aritmética .
Afinal o Zé e a Maria juntaram os dinheiritos ou pagaram a meias ?
Bem ,eu até arranjo uma tripla ( 0,6 e 7 ) que satisfaz às condições do problema mas que não me agrada nada -então o Zé vai sair com a Maria sem um tostão ?
Quem paga o lanche ?Até à próxima !

José Cruz disse...

CS: tens razão. Muito má táctica do rapazinho.

Luís Alves de Fraga disse...

As coisas que estes Amigos descobrem!

A.R.Costa disse...

Esta até eu acertei e o José é mesmo um grande vivaço... a não ser que tenha cartão Multibanco!