DIVAGAÇÕES

segunda-feira, março 01, 2021

ESCOLHA

 Um Pai, querendo comemorar devidamente o seu provecto aniversário, chamou os filhos e disse-lhes:
- Tenho ali 5 garrafas de vinho especial que guardei para de entre elas abrir uma neste dia especial. E como estamos no ano 2020, vou coloca-las em fila e começar a contar até 2020 da seguinte maneira:

Aquela onde acabar a contagem é a que vou abrir. Estão de acordo?
- Estamos – respondeu o mais velho – Mas vai demorar uma eternidade até chegar ao nº 2020!
- Esperem lá – disse o mais novo pensando uns segundos. O pai deve abrir a garrafa preta.
1º - Como soube tão depressa?

E se a contagem fosse feita assim?

Todos olharam para o mais novo que, rapando de um papel e um lápis (e isto é uma dica), sentenciou:
- O pai deve abrir a garrafa castanha.
2º - Como o soube desta vez?



3 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Meu Caro,
Nestas coisas etílicas, se o "velho" está disposto a abrir uma garrafa pelo aniversário e como não sabemos se para o ano há outro para festejar, sou de opinião que se abram todas e se deite abaixo o conteúdo, de preferência com umas fatias de pão, um bom chouriço e um melhor presunto... As contas que se lixem!
Lol

Luís Alves de Fraga disse...

Zé,
Agora a sério. Eu estudei isto há muitos anos e creio que se chama progressões ou algo semelhante (factores de multiplicação ou adição que se mantém constantes e se repetem da mesma maneira), mas já não me lembro de nada e muito menos tenho paciência para pegar no lápis e fzer contas. Dá-me muito mais gozo escrever umas palavritas e imaginar o sorriso na tua cara, mais na dos nossos e teus amigos, perante esta incapacidade confessada.
Grande abraço e obrigado pelos momentos em que me obrigas a lembrar-me de coisas estudadas há muitos, muitos anos (outras, nem isso... teoria de conjuntos, por exemplo).

Curso OC disse...

LAF: não tinha pensado nessa solução, mas vejo agora que é a mais sensata, proveitosa e não puxa tanto pelo bestunto, embora haja alta probabilidade de o pôr andar à roda.Para mais com esses acompanhamentos que sugeres.