DIVAGAÇÕES

segunda-feira, março 20, 2023

Divagações de génios

 A propósito da eterna discussão entre a matemática e a física, eis um diálogo entre o conhecidíssimo Albert Einstein e o quase ignorado mas tão importante como ele no contributo para a ciência em finais do século XIX e princípios do XX, Henri Poincaré:
    - Sabes, Henri, que a princípio eu estudava matemática. Mas abandonei-a e dediquei-me à física…
    - Ah… não sabia, Albert. E qual foi a razão?
    - Bem, o que acontecia era que, embora eu pudesse distinguir quais eram as afirmações verdadeira e quais as falsas, o que não conseguia fazer era decidir quais eram as importantes…
    - O que me dizes é muito interessante, Albert, porque de início eu dediquei-me à física, mas mudei para o campo da matemática…
    - Ah sim? E porquê?
    - Porque embora eu pudesse decidir quais das afirmações eram importantes e separá-las das triviais, o meu problema… era que nunca conseguia distinguir quais eram as que estavam certas!

2 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Curioso, muito curioso!
Acima de tudo fica para reter as grandes preocupações dos génios. Para mim, pobre ignorante de Matemática e de Física, fico abismado com este diálogo. Mais abismado, porque, cada vez me levanto mais tarde e não consigo estar muitas horas a escrever, que sempre foi a única coisa que soube fazer e mal.
Obrigado por esta partilha, que a compreendes melhor do que eu.

José Cruz disse...

LAF: estás a atingir o patamar da sabedoria: chegar à conclusão de quanto mais sabes (ou fazes bem) menos sabes (ou fazes mal).
Felizes dos que lá vão chegando.