DIVAGAÇÕES

sábado, maio 15, 2021

EINSTEIN e POINCARÉ

 A propósito da eterna discussão entre a matemática e a física, eis um diálogo entre o conhecidíssimo Albert Einstein e o quase ignorado mas tão importante como ele no contributo para a ciência em finais do século XIX e princípios do XX, Henri Poincaré:
- Sabeis, Henri, que a princípio eu estudava matemática. Mas abandonei-a e dediquei-me à física…
- Ah… não sabia, Albert. E qual foi a razão?
- Bem, o que acontecia era que, embora eu pudesse distinguir quais eram as afirmações verdadeira e quais as falsas, o que não conseguia fazer era decidir quais eram as importantes…
- O que me dizes é muito interessante, Albert, porque de início eu dediquei-me à física, mas mudei para o campo da matemática…
- Ah sim? E porquê?
- Porque embora eu pudesse decidir quais das afirmações eram importantes e separá-las das triviais, o meu problema… era que nunca conseguia distinguir quais eram as que estavam certas!
(Citado por Adrián Paenza – em “Matemática… está aí?”, Ed. D. Quixote,  1ª ed. Setembro 2008, pág.107)

8 comentários:

castro disse...


Caro Cruz ,a propósito de Poincaré julgo que é dele um dos problemas que pertencem à lista dos que continuam por resolver !
A sua resolução dará direito a uma choruda recompensa por parte da organização tipo Prémio Nobel mas na área da matemática .
Saudações
castro

Luís Alves de Fraga disse...

Simplesmente magnífico!
Curioso é que, cada vez mais, nas Ciências Sociais e Humanas se faz apelo ao uso da Matemática para se tornarem "visíveis e compreensíveis" as conclusões ou os termos em análise.

José Cruz disse...

CS: é altura de pores esse problema aqui neste blogue, que vais ver ser logo resolvido!

Luís Silva Nunes disse...

Julgo que o problema a que o CS se refere á a "Conjectura de Poincaré" formulada em 1900 e solucionada em 2003 pelo russo Grigori Perelman que recusou o prémio de 1 milhão de dólares. Uma oportunidade perdida para os visitantes deste blogue. (a "estória" está facilmente acessível na NET).

José Cruz disse...

Antecipou-se-nos...
Talvez ele tivesse aceitado a medalha se em vez da Fields fosse a "Divagações"...

castro disse...


E já agora ,ficam a saber que a matemática não é contemplada nos prémios Nobel porque quem se apresentava como forte candidato parece que tinha um « affaire » com Mrs Nobel , teria ?...

José Cruz disse...

Sim, já tinha lido isso algures.

castro disse...


Caro Cruz , terá havido algum motivo de força maior para «isto» não sair daqui ? espero bem que assim não seja !
saudações !
castro